Essa será a segunda vez que ele irá presidir o boi da Baixa de São José
O compositor Fred Góes, 75 anos, é o novo presidente do boi-bumbá Garantido, numa disputa que reunia cinco candidatos.
Conforme as últimas parciais e a diferença de votos, Fred não pode ser mais ultrapassado pelo segundo colocado, Flávio Farias.
Portanto, essa será a segunda vez que ele irá presidir o boi da Baixa de São José.
A primeira foi em 1992. Na ocasião, assim como hoje, a agremiação enfrentava problemas financeiros.
O bumbá, na época, devia quase 70 milhões de cruzeiros nas instituições financeiras. Em um ano de mandato, ele deixava a associação folclórica com 12 milhões de cruzeiros em dívida.
Hoje, de novo, Fred encontra o bumbá não só em crise financeira, mas, também, em jejum de vitórias.
Mas ele pode ser a esperança do Garantido para voltar a se reencontrar com as vitórias. Sua história com o boi é de vencedor.
Apesar de ter perdido o título no ano que presidiu o boi, Fred, depois, viria a comandar o bumbá em duas campanhas históricas, de tetra e de tri.
Isso aconteceu quando ele esteve na coordenação na comissão de arte do boi, durante 16 anos.
O campanha do tetra foi de 1999 a 2002. A tri, de 2004 a 2006.
TOADA
No campo da música do boi-bumbá de Parintins, Fred é reconhecido como um dos que ajudaram a romper com a tradição de couro e pau de fazer toada.
Música internacional, com a banda Raices de América, Fred volta a Parintins na década de 1980 e ajuda a introduzir o charango na toada.
Ele foi muito criticado por causa disso, mas hoje não se faz toadas, sem as cordas e outras novos instrumentos que entraram no boi depois que passou o charango andino.
cj